Sobre Planejamento Sucessório

A sucessão dos bens de uma pessoa para os seus herdeiros é algo que, inevitavelmente, tende a acontecer. Apesar disso, esse pode ser um processo complicado, caro e traumático, dependendo da estrutura familiar e da organização dos bens que serão partilhados. O planejamento sucessório nada mais é do que a adoção de uma estratégia para a transferência do patrimônio de uma pessoa após a sua morte da maneira mais eficaz possível.

A Bomfim Advocacia, objetiva auxiliar seus clientes a atingir o principal objetivo do planejamento sucessório, que é justamente a resolução de uma série de questões ainda em vida. Ao planejar a sucessão, certifica-se de que a partilha do patrimônio será da maneira pretendida, o que, por sua vez, pode ajudar com que o patrimônio familiar se mantenha da forma mais fácil para os herdeiros. O planejamento faz com que a sucessão de bens ocorra com maior celeridade, o que pode ser crucial nesse momento delicado. Além disso, o planejamento em vida tende a evitar brigas familiares e outros mal-estares que podem ocorrer na sucessão.

Outro ponto importantíssimo do planejamento sucessório é a diminuição dos impostos a serem pagos. De acordo com a estratégia adotada, é possível diminuir consideravelmente o Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD). A diminuição do imposto a ser pago também ajuda na preservação do patrimônio para os herdeiros.